Quinta do Bairro
Na sub-região do Baixo Corgo, muito próxima da Régua, encontramos a Quinta do Bairro. Com uma área aproximada de 30 hectares, esta é uma quinta-piloto com 25 ha de vinha replantada na sua quase totalidade com castas brancas para a produção de vinhos de qualidade superior.



Quinta do Bairro, uma quinta piloto na reconversão de vinha
Com uma exposição predominante a Sul e altitudes que variam entre os 300 e os 190m, as vinhas desta Quinta foram reconvertidas tendo por base estudos realizados com o objectivo de selecionar as castas que melhor se adaptavam ao terroir da Quinta do Bairro e às suas especificidades.
Este trabalho apoiou-se na herança empírica da região e no contributo cientifico de estudos já existentes, embora insuficientes, sobre as castas brancas do Douro, de forma a selecionar as variedades que melhor se enquadrariam num perfil de vinhos equilibrados com potencial de envelhecimento em madeira.
Deste projeto resultou a decisão de plantar diferentes castas brancas tradicionais do Douro como Arinto, Viosinho, Rabigato e Gouveio, entre outras, que hoje estão na base dos nossos grandes vinhos.
