Quinta do Arnozelo
Entre São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa, mesmo no coração do Douro Superior, encontramos a Quinta do Arnozelo. Localizada na margem esquerda do Douro, as vinhas em declive acompanham o rio beneficiando de um microclima favorável à viticultura.
Com uma área total de 200ha, dos quais 100 ha de vinhas classificadas com a letra “A”, a Quinta do Arnozelo conserva ainda espaço para oliveiras, laranjeiras e uma extensa zona de floresta, habitat natural da fauna típica da região.
História
Pelo Arnozelo já passaram vários povos e culturas. Um moinho de azeite da Era Romana assinala a antiguidade. A primeira referência escrita data de 1527 e a capela dedicada a Nossa Senhora da Ribeira, construída no século XVI e reconstruída no século XVIII, reafirma a importância desta propriedade.
Todo o edifício da quinta permanece funcional até hoje: a casa principal, a prensa, o armazém de azeite, a destilaria, a adega, a cozinha dos trabalhadores, a casa do caseiro e os estábulos. Sendo o sinal de que, século após século, o Arnozelo está em boas mãos.