O Grupo Sogevinus, proprietário das centenárias casas de vinho Kopke, Burmester, Cálem e Barros, é líder no mercado nacional de vinhos no Porto.
The Sogevinus Group, which owns the centenary wine houses of Kopke, Burmester, Cálem and Barros, is the leader in the national wine market in Porto, according to the International Wine & Spirit Research (IWSR) Annual Report on Alcohol Consumption . In 2012, the group registered a growth of 9% in the domestic market, consecrating the top position among the Oporto wine producers.
“Porto Cálem é um exemplo. Uma marca secular, que pertence à memória colectiva de todos os portugueses.”
Para este desempenho positivo, o crescimento da marca Cálem, que viu consolidada a liderança de mercado alcançada no ano passado, cresceu 12% face ao período homólogo. Com uma quota de mercado de 23,5%, a Cálem tem um volume total de vendas de cerca de 2,6 milhões de garrafas em Portugal. Entre as diversas categorias, destaque para a carismática gama “Velhotes”, principal responsável pela performance global da marca.
Os últimos dados do Instituto do Vinho do Douro e do Porto agora divulgados, referentes às vendas consolidadas do vinho do Porto em 2012, reforçam a liderança da Sogevinus, atribuindo-lhe o primeiro lugar no ranking de vendas em Portugal, atingindo uma quota de quota de mercado de 25%. Entre as diferentes categorias de vinho do Porto, a Sogevinus é também líder absoluta (mercado nacional e internacional) na categoria Porto Colheita, onde as suas marcas são amplamente reconhecidas.
“Porto Cálem é um exemplo. Uma marca secular, que pertence à memória colectiva de todos os portugueses, mas que regista um crescimento progressivo ao longo dos anos, demonstrando uma grande vitalidade e visão de futuro. E esta vitalidade evidencia-se não só nas vendas, mas também no significativo número de turistas que visitam as grutas de Cálem, que continuam a ser as mais procuradas, tendo registado mais de 180 mil visitas em 2012”, acrescenta o responsável.
Com mais de 150 anos, Porto Cálem continua a crescer continuamente, com um aumento médio anual (CAGR) de 7% nos últimos cinco anos. Indubitavelmente líder de mercado, a casa de vinhos do Porto é a marca de referência dos portugueses. Produz anualmente mais de 5 milhões de garrafas que são vendidas em Portugal e ainda em mais de 50 mercados internacionais, entre eles: Dinamarca, Luxemburgo, Holanda, França, Alemanha e Brasil. O Relatório Anual sobre o Consumo de Bebidas Alcoólicas, publicado pela IWSR em maio de 2013, quantifica o mercado global de bebidas alcoólicas em volume e valor e fornece informações sobre tendências de curto e longo prazo.